Chatbot são programas que podem usar inteligência artificial com o objetivo de responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.
Pensando nas possibilidades que essa tecnologia abre na educação, a Diretoria de Tendências e Pesquisas em Educação criou um projeto para utilização no processo de ensino e aprendizagem. Esse projeto, coordenado pelo Prof. Flávio Augusto Rezende Calado, propõe criar assistentes virtuais para os professores, para que os discentes possam tirar dúvidas sobre a disciplina e sobre o conteúdo a qualquer a qualquer momento do dia. O objetivo do projeto é melhorar e ampliar a experiência que o aluno ou aluna tem com a disciplina sem onerar, ainda mais, o tempo dos professores.

Já tivemos algumas experiências no tema. Em 2017, os primeiros chatbots do Grupo Ânima foram desenvolvidos para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem na disciplina de Inovação e Futurismo, ministrada pelo Prof. Rafael Oliveira de Ávila.

Em 2018, nossa Diretoria de Tendências e Pesquisas em Educação, em parceria com a Ânima Digital, implementou os primeiros Assistentes Virtuais dos Professores, ou VTAs (Virtual Teacher Assistants), em 4 disciplinas híbridas, atendendo 2500 alunos e 12 professores, atuantes nas plataformas online.

Observamos redução significativa nas demandas aos professores que utilizaram o assistente virtual. Atualmente, o projeto foi expandido e atende mais de 50 mil alunos matriculados, 40 disciplinas e uma equipe de 70 professores das mais variadas áreas.