DESIGN THINKING COMO FERRAMENTA PARA AULAS DE EMPREENDEDORISMO – 1ª TURMA
Este curso tem como objetivo auxiliar o professor a implementar nas aulas de Empreendedorismo uma aprendizagem baseada em projetos com o uso da metodologia Design Thinking. Esta metodologia parte da empatia com o público-alvo dos projetos para criação de soluções criativas e inovadoras.
Para quem
Esse curso é voltado principalmente a professores da educação básica, pois trará exemplos ligados à BNCC, mas também é adequado a professores de ensino superior e cursos profissionalizantes (qualquer curso de qualquer área que tem como objetivo utilizar o Design Thinking como metodologia para desenvolvimento de competências empreendedoras).
Não abordaremos a educação especial nesse curso.
Planejamento de atividades
Carga horária total: 12h
Momento Síncrono 1 – 1h30
25/8 de 14h às 15h30*
Estudos Autônomos – 9h
Momento Síncrono 2 – 1h30
3/9 de 14h às 15h30*
*(horário de Brasília)
Vagas
35 vagas por turma
Investimento
De R$275,00 por R$137,50
(50% de desconto até dia 9/8)
Certificado
Ao se matricular e finalizar as atividades deste curso, você receberá um certificado emitido pelo Instituto Ânima.
Em caso de dúvidas, entre em contato via WhatsApp:
31 98455.7992
O que você vai aprender
O curso é dividido em 3 módulos:
- Conceitos básicos de empreendedorismo
- Empreendedorismo na escola e conexões com a BNCC
- Design Thinking como ferramenta para aulas de empreendedorismo
Por meio de atividades práticas compartilharemos estratégias que poderão ser adaptadas aos diferentes contextos das nossas escolas para transformar a sua prática docente para sempre.
Ao final do curso, espera-se que você seja capaz de:
- Identificar quais competências podem ser desenvolvidas com seus alunos para promoção de uma educação empreendedora.
- Relacionar as competências empreendedoras com atividades pedagógicas que podem ser realizadas na escola.
- Planejar uma aula ou sequência didática com o uso da metodologia Design Thinking para as suas aulas.
Mediadores

Leonardo Drummond
Possui certificações em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). É Líder de Formação de Professores do Instituto Ânima. Entusiasta do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e de Tecnologias Educacionais, leciona nos cursos de Pedagogia e Tecnologia da Informação nos Centros Universitários UNA e UniBH. Graduado em Comunicação Social pela PUC Minas, é mestre e doutorando em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. É autor dos livros Oficina de Educomunicação, Alinhamento Construtivo na Prática e Experiências de Ensino e Aprendizagem na Universidade: diálogos entre Brasil e Finlândia.
Rafaella Moreira Tognietti
Possui certificações em Gestão de Projetos Sociais (PMD) , Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV) e Avaliação de Perfil Comportamental (DISC). Líder dos programas de Tecnologias Sociais no Instituto Ânima. Educadora e consultora em educação empreendedora, com certificações pelo SEBRAE/MT. Atuou como professora na rede privada, pública e filantrópica de educação no Estado de SP. Graduada em Pedagogia pela UNISEP/SP e pós-graduada em Gestão de Pessoas nas Organizações.
