Para quem
Este curso é direcionado para docentes de instituições públicas e privadas que lecionam na educação básica, no ensino superior e em cursos profissionalizantes de qualquer área.
As práticas trabalhadas podem ser adaptadas para aulas presenciais e on-line.
Planejamento de atividades
Carga horária total: 20h
Momento Síncrono 1
23/11 – 17h*
Momento Síncrono 2
30/11 –17h*
*(horário de Brasília)
Vagas
40 vagas por turma
Certificado
Ao se matricular e finalizar as atividades deste curso, você receberá um certificado emitido pelo Instituto Ânima.
Em caso de dúvidas, entre em contato via WhatsApp:
31 98455.7992
Metodologias ativas e trabalhos colaborativos contribuem para o desenvolvimento da autonomia e competências acadêmicas e socioemocionais que são muito importantes atualmente.
O trabalho em grupo apoia o aprendizado por meio da experiência, discussão e resolução de problemas desafiadores.
O que você vai aprender
Neste curso você ampliará seus conhecimentos sobre estratégias de trabalho em grupo em ambientes online e construção de atividades adequadas para o trabalho em grupo. Aprofundaremos nossas reflexões sobre os seguintes pontos:
- As condições necessárias para a realização do trabalho em grupo em sala de aula no ambiente virtual.
- Construção de atividades adequadas ao trabalho em grupo para o ambiente virtual.
- Realização de intervenções de status por meio da atribuição de competência aos alunos no ambiente virtual.
- Planejamento e realização de orientações para múltiplas habilidades efetivas para o ambiente virtual.
- Implementação do trabalho em grupo em sala de aula no ambiente virtual.
Serão encontros práticos onde refletiremos e discutiremos sobre diversas formas de colocar em prática o trabalho em grupo em ambientes online.
Mediadores

Alessandra Silva
Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Mestre em Educação Matemática pela UFOP; Especialista em Matemática pela UFMG; Graduada em Matemática pela UFMG; Coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Anima; Docente do PED Brasil Instituto Ânima; Formadora de Formadores da Rede PED Brasil; Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).
Fernanda Sarmento
Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade FUMEC (2009), mestrado em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2011) e doutorado em Medicina – Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2015). Na Ânima Educação trabalhou na Vice-Presidência Acadêmica com o programa de formação de professores (2017-2018). Atualmente, é líder de formação de professores do Instituto Anima, coordenando o Programa de Especialização Docente (PED Brasil).
