Para quem
Este workshop é direcionado para docentes de instituições públicas ou privadas que lecionam no ensino infantil, educação básica, ensino superior e cursos profissionalizantes de qualquer área.
As práticas trabalhadas podem ser adaptadas para aulas presenciais e on-line.
Planejamento de atividades
Carga horária total: 5h
Momento Síncrono 1 – 2h30
31/8 – 14h às 16:30h*
Momento Síncrono 2 – 2h30
14/9 –14h às 16:30h*
*(horário de Brasília)
Vagas
40 vagas por turma
Investimento
R$120,00
Certificado
Ao se matricular e finalizar as atividades deste curso, você receberá um certificado emitido pelo Instituto Ânima.
Em caso de dúvidas, entre em contato via WhatsApp:
31 98455.7992
No processo educativo devemos considerar a avaliação da, para e como aprendizagem e entender que esse processo deve ser dinâmico, aberto e contextualizado ao longo de um período de tempo e, portanto, um processo indissociável do ensino e da aprendizagem. Toda atividade avaliativa se relaciona a um conteúdo e a um domínio cognitivo. Nesse sentido, é essencial que ambos estejam alinhados com os objetivos de aprendizagem, para que a informação obtida com a avaliação efetivamente possa alimentar as reflexões do professor e do estudante no ajuste dos percursos formativos.
O que você vai aprender
Neste workshop você ampliará seus conhecimentos sobre estratégias e ferramentas que auxiliarão na criação de avaliações que apoiem a aprendizagem e o desempenho de todos os estudantes em suas salas de aula. Aprofundaremos nossas reflexões sobre os seguintes pontos:
- A importância da avaliação no planejamento;
- Avaliação formal e informal;
- Instrumentos de coleta de evidências de aprendizagem
- A importância dos critérios de avaliação e das rubricas para alinhar as expectativas de aprendizagem do professor e dos estudantes;
Serão encontros práticos onde refletiremos e discutiremos sobre diversas formas de colocar em prática a tão sonhada avaliação formativa.
Mediadores

Alessandra Silva
Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Mestre em Educação Matemática pela UFOP; Especialista em Matemática pela UFMG; Graduada em Matemática pela UFMG; Coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Anima; Docente do PED Brasil Instituto Ânima; Formadora de Formadores da Rede PED Brasil; Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).
Fernanda Sarmento
Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade FUMEC (2009), mestrado em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2011) e doutorado em Medicina – Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2015). Na Ânima Educação trabalhou na Vice-Presidência Acadêmica com o programa de formação de professores (2017-2018). Atualmente, é líder de formação de professores do Instituto Anima, coordenando o Programa de Especialização Docente (PED Brasil).
