A Órbita Ânima é uma metodologia inspirada no Orbit System, um sistema para direcionar esforços e organizar a interação entre as pessoas em prol de um objetivo maior. A criadora dessa metodologia é a Clarissa Santiago, co-fundadora da Guide121 e colaboradora da HSM.
Com o apoio da Clarissa, a diretoria de Tendências e Pesquisas em Educação desenvolveu o seu próprio sistema de engajamento. Esse sistema é organizado em diferentes níveis onde os comportamentos esperados para cada um deles são explicitados. Para recompensar as ações, contrapartidas não financeiras são ofertadas com o objetivo de captar e manter os membros da órbita atuantes no seu nível, com a possibilidade para acessar o próximo.
No segundo semestre de 2019, o primeiro piloto da Órbita foi testado dentro do programa da Mentoria Ânima. A proposta foi reconhecer e incentivar o engajamento dos mentores no programa. As premissas definidas pelo o piloto são:
- A entrada voluntária na Órbita;
- A contrapartida principal não é financeira;
- Transparência nas expectativas;
- Manter os comportamentos alinhados;
- Foco no desafio de manter e aumentar o engajamento, progressivamente.
Com a Órbita Ânima, pretendemos promover o protagonismo dos alunos e incentivar a criação de uma jornada individual onde o estudante se envolve em projetos relacionados com os seus objetivos. Além disso, buscamos reconhecer e valorizar os alunos que colaboram com a Instituição e se dedicam aos projetos extracurriculares.