Transforme sua formação e conecte-se com o seu futuro.

PRÁTICAS DE TRABALHO EM GRUPO EM AULAS ON-LINE

Este curso tem como objetivo instrumentalizar o professor para criar as condições necessárias para que o trabalho em grupo ocorra de forma efetiva na sala de aula virtual. Você vai entender como fazer a gestão do ambiente on-line organizando os alunos em grupos, além de aprender a atribuir papéis e funções ao estudante para que ele se responsabilize pelo processo de aprendizagem nas atividades em grupo, mesmo à distância.

Para quem

Este curso é direcionado para docentes de instituições públicas ou privadas que lecionam no ensino infantil, educação básica, ensino superior e cursos profissionalizantes de qualquer área. Todas as práticas trabalhadas são focadas no ambiente on-line, portanto os estudantes precisam ter acesso a dispositivos digitais e à internet. Além disso, este curso não possui foco em educação especial. Em breve, ofertaremos outro curso com essa temática.

Planejamento de atividades

Carga horário total: 12h

Momento Síncrono (4h)
Reflexão sobre conhecimentos e experiências prévias do trabalho em grupo.

Estudos autônomos (5h)
Leituras e vídeos para construção e reconstrução de atividades que são apropriadas ao trabalho em grupo.

Momento Síncrono (3h)
Ferramentas de avaliação de um trabalho em grupo.

Investimento

R$250,00
com 100% de desconto por tempo limitado

Certificado

Ao se matricular e finalizar as atividades deste curso, você receberá um certificado emitido pelo Instituto Ânima.

O que você vai aprender

Vivencie na prática atividades em grupos e seja capaz de implementar as metodologias aplicadas, além de refletir sobre as condições do trabalho em grupo em aulas on-line. Você vai entender melhor o seu papel enquanto docente no processo dos trabalhos em grupo, sabendo quando e como você deve interferir no processo. Ao final do curso, esperamos que você seja capaz de:

  • Implementar as condições para o trabalho em grupo em um ambiente on-line.
  • Identificar as habilidades e competências dos estudantes em um ambiente on-line.
  • Construir atividades adequadas on-line ao trabalho em grupo.
  • Delegar autoridade intelectual, de avaliação e de gestão do trabalho aos alunos.

Conteúdo Programático

Vamos refletir sobre conhecimentos e experiências prévias do trabalho em grupo, fazer relação entre a gestão de sala de aula e a efetividade do trabalho em grupo e vivenciaremos um construtor de habilidade.

Você vai entender melhor como construir e adaptar atividades apropriadas para o trabalho em grupo por meio do acesso a uma seleção de materiais didáticos de excelente qualidade, além de textos e vídeos produzidos por nós para seu momento de estudos autônomos.

Conheça estratégias e ferramentas adequadas para avaliação da aprendizagem dos seus estudantes nos trabalhos em grupo, realizados no ambiente on-line.

Mediadores

Fernanda Sarmento

Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Possui graduação em Biomedicina pela Universidade FUMEC (2009), mestrado em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2011) e doutorado em Medicina – Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2015). Na Ânima Educação trabalhou na Vice-Presidência Acadêmica com o programa de formação de professores (2017-2018). Atualmente, é líder de formação de professores do Instituto Anima, coordenando o Programa de Especialização Docente (PED Brasil).

Alessandra Pereira

Professora formada no Programa de Especialização Docente (PED Brasil), desenvolvido em parceria pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford e o Instituto Canoa. Mestre em Educação Matemática pela UFOP; Especialista em Matemática pela UFMG; Graduada em Matemática pela UFMG; Coordenadora de Projetos de Formação Docente e Desenvolvimento Profissional do Instituto Anima; Docente do PED Brasil Instituto Ânima; Formadora de Formadores da Rede PED Brasil; Docente do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Depoimentos de participantes

Adorei! A atividade de interação com os membros foi ótima! Tudo a ver com o assunto: trabalhar em grupos! Parabéns.

Mirta Nunes Rinelli

 

O curso foi excelente, a fala de Alessandra e Fernanda junto com os trabalhos dos colegas nessa reunião do zoom me trouxe um bom aprendizado.

Maria José Barboza da Silva

A educação é um processo, nada é fácil mas é preciso transformar a nós e aos nossos alunos.

Márvio Fernandes Chedid